domingo, 4 de agosto de 2013

Manyari

Manyari
A leoa exilada 

  Manyari significa caçadora de búfalos. Ela é uma leoa que entra em uma perigosa aventura para salvar seus filhotes.  

 Era um bando formado por 5 leoas, 11 filhotes e pelo protetor do bando, o leão. Havia alguns dias que dois machos nômades rondavam a área do bando. Eles pretendiam tomar aquele território, ficar com as leoas e matar todos os filhotes de até 2 anos que não fossem seus. 

   O rei do bando não aguentava mais aquela pressão, então ele vai ao encontro dos dois machos e os enfrenta. Embora forte, o leão de 10 anos não conseguiu proteger seu território dos dois nômades. O antigo rei é expulso, e vai embora. É a primeira vez em anos que ele tem que caçar e viver sozinho. Os dois novos reis rugem para comunicar o acontecido. Manyari era a rainha de seu bando, e possuía oito filhotes adolescentes. Ela sabia que os dois novos reis matariam seus filhotes.  
   
Ela cumprimenta seus 3 filhotes mais novos, e os chama para partir. Enquanto partiam, seus outros 5 filhotes que eram adolescentes, a seguiram também. Manyari agora era responsável por 8 filhotes adolescentes, inexperientes e que dependiam totalmente dela. 
Ao anoitecer, quando já estavam longe de casa, eles encontraram um lugar rochoso, onde moravam vários babuínos, que podiam servir de alerta. Os filhotes precisavam aprender a caçar antes do normal. Eles espreitaram uma manada de búfalo, então Manyari pegou um filhote de búfalo, e o deu para os seus filhotes aprenderem a caçar. Mas a manada de búfalos se revoltou, e atacou os leões, que acabaram saindo correndo sem o filhote de búfalo. 
   
No dia seguinte, sem que os filhotes percebessem, Manyari sai para caçar. E volta ao anoitecer, com um filhote de gnu. Isto não era o suficiente pra eles, pois havia uma leoa adulta, dois adolescentes com juba e seis outros adolescentes mais novos.
   
Os dois novos reis sabiam que Manyari tinha fugido com alguns leões que no futuro podiam ameaçar o reinado dos dois. Eles estavam loucamente atrás de Manyari. 
   
Havia se passado alguns dias que Manyari e seus filhotes não comiam. Como os filhotes só a atrapalhavam, ela decide ir caçar sozinha. Era noite, e ela mirava em uma zebra. Ela não pode perder o foco, pois as listras das zebras são confundidas com o capim. Ela começa a correr atrás de uma zebra. Ela fica tão concentrada e focada na zebra que não viu o galho pontudo a sua direita. Ela para de correr e quando se da conta, seu braço e sua perna direita estão perfurados. Eram ferimentos profundos, aparecia sua carne e se saia muito sangue. 
   
Ela era uma leoa forte, mas aqueles ferimentos eram muito graves, o risco de infecção era muito alto. Geralmente, os leões não sobrevivem.
   Ela estava perdendo sangue, e precisava tomar água. Ela conseguiu forças para caminhar e encontrar água. Depois de ter bebido água, ela se deita e chama pelos filhotes. Os filhotes a encontram, e tentaram faze-la levantar. Mas o esforço nada ajudou. Era desnecessário ficar ali, olhando ela morrer. Então seus dois filhotes mais velhos que já tinham uma pequena juba, tomam a decisão de partir. Manyari chama os filhotes, mas eles não respondem.
   
Os filhotes não sabiam caçar, e foram tentar a sorte. Surpreendentemente, sua tia, irmã de sua mãe os encontrou. Como os dois novos reis, ela estava atrás de Manyari. Ela derrubou um búfalo e os oitos adolescentes a ajudaram a mata-lo. Manyari estava quase morrendo, quando ouve o barulho dos leões se alimentando. Incrivelmente ela se levanta e vai na direção deles. Ela come junto com seus filhotes e com sua irmã. 

Eles começaram a parecer um bando normal, até cochilavam. Passaram-se semanas, e os filhotes já tinham aprendido a caçar, e os ferimentos de Manyari tinham cicatrizados.  
Os dois novos reis estavam mais perto do que nunca.  Há vários metros da onde Manyari estava, os dois novos reis começaram a rugir e a corre na direção dela. Os 8 adolescentes que eram quase adultos, se despedem de Manyari, de sua irmã e partem. Manyari e sua irmã vão na direção dos reis, e tentam distrai-los pelo maior tempo possível. Elas voltam com os reis para o antigo bando, e dali nasce um novo. 
   Os 8 adolescentes agora vivem sozinhos, já sabem caçar e têm um bando formado. Será desenvolvida uma nova hierarquia no bando dos jovens leões. 
   Manyari arriscou sua própria vida para salvar seus oito filhotes, e ela cumpriu essa missão. Seus antigos inimigos agora são parceiros e protetor do bando. 




Esta história foi real, e não foi manipulada. 

Talvez você queira ver: 






Ass: Henrique Passos Godarth   04/08/2013 

3 comentários:

  1. Sou apaixona por leões e assisto documentários frequentemente, mais essa história em especifico foi a que mais me marcou, a luta diária dessa leoa pra proteger e alimentar oito filhotes, fazer com que aprendam a caçar e se defender antes que os nômades os encontrem é fantástica, assisti o documentário na natgeo wild, mas gostaria de achar o video na internet, será que alguém poderia me dizer onde posso assisti-lo??? Henrique adorei sua iniciativa de montar esse blog, parabéns!!!

    ResponderExcluir
  2. Coloquei o nome dessa leoa numa gatinha q havia sido abandona e estava muito ferida

    ResponderExcluir
  3. Eu assisti em inglês e não tinha percebido se ela tinha morrido ou não....vim procurar na net e achei tudo que queria saber bem aqui....o documentário é lindo mesmo.obg pelo esclarecimento.

    ResponderExcluir