terça-feira, 27 de agosto de 2013


Ajudando os Guepardos

 

   Na Namíbia, esta sendo implantado um projeto que protege e ajuda os guepardos. 

   Neste país, há vários pastores de cabras, que estão perdendo seu rebanho para os guepardos. Eles estão indo até as aldeias apenas para matar as cabras. Eles sabem que elas sempre ficam naquela parte, sempre juntas e nunca percebem os perigos que as rondam.  Por isso, os pastores se revoltaram e decidiram matar os guepardos, a fim de que eles não trouxessem mais prejuízos. 
 
 
Os guepardos começaram a correr risco de extinção, não só por esse motivo, mas também pela destruição de seu habitat e a caça ilegal. A caça ilegal não acontece só contra eles, os caçadores estão caçando suas presas também (Gazelas, impalas e gnus). Com a diminuição de suas presas, fica mais difícil encontra-la. Suas presas vão desaparecendo do ambiente, deixando apenas as cabras como refeição. 
   Os ambientalistas estão lutando contra esse acontecimento, para preservar a vida selvagem que ainda resta. Eles tiveram uma “brilhante” ideia, que ajuda e protege os guepardos.  Os guepardos raramente enfrentam predadores maiores do que eles, por isso, um cão grande e forte o intimidaria.
 
 
   Pastor da Anatólia, um cão grande, forte, leal, que ajuda no trabalho e no pastoreio. Com aproximadamente dois meses de idade, eles são tirados da proteção de sua mãe, e são colocados com o rebanho de cabras. Eles crescem com elas, e elas se tornam sua família. Ele aprende a cuidar e a proteger seu rebanho, e enfrentaria qualquer predador para proteger sua família. 
 
     
 
 


   Quando os guepardos forem caçar cabras, verão os cães (não é colocado apenas um cão no rebanho, são colocados cerca de 2 a 4 cães), que iram correndo na direção deles. Os cães não chegam a atacar os guepardos, quando começam a correr e a latir, isso já basta, os guepardos sentem medo e saem correndo.  
                                            

 

 
 
 
 
Ass: Henrique Passos Godarth  27/08/2013
 
 
 
 
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário