domingo, 17 de fevereiro de 2013


 
   
Saindo do Ovo
   Muitos peixes, anfíbios, repteis, pássaros e alguns insetos botam ovos.  Depois de botarem os ovos, algumas espécies simplesmente os abandonam, como as tartarugas e algumas espécies de peixe. Em quanto outros fazem ninhos, vigiam os ovos, e cuidam dos filhotes, como pássaros, crocodilos e jacarés. 
   
Na maioria das vezes as mães botam os ovos e os filhotes se desenvolvem dentro do ovo fora do corpo da mãe, enquanto algumas espécies e de cobra se desenvolvem no ovo dentro do corpo da mãe, e só saem depois que estiverem totalmente desenvolvidos. 
  
   As cores dos ovos podem variar muito, nas condições em que são postos, podem variar tanto com o ambiente, sendo assim se camuflando.  Os ovos de peixes e sapos se desenvolvem na água, depois da desova os pais os abandonam, e quando nascem tem que imediatamente procurar por alimento como plantas e algas, muitas vezes o local onde nasceram. 
  
   Os filhotes dos crocodilianos, ao nascer começam a chamar pela mãe. A mãe quando chega cuidadosamente os agarra com a boca e os leva até a água. Se alguns ovos não abrirem a mãe morde o ovo com cuidado para quebrar a casca para o filhote pode sair. Mas muito não chegam à idade adulta, devido a predadores com outros de sua espécie, garças, cobras e lagartos. 
  
    As tartarugas marinhas voltam à praia onde nasceram para botar sua cria. Ela os enterra a mais ou menos 1 Metro de profundidade, lá pode botar muitos ovos. Depois vai embora e os deixa por conta própria. Quando nascem tem o habito instintivo de rastejar até o mar. Poucos chegam à idade adulta.
  
   Os avestruzes vivem em pequenos grupos, o macho dominante faz um ninho onde todas as suas fêmeas botam os ovos, o macho e a fêmea dominante dividem a tarefa de cuidar e chocar os ovos. Uma fêmea chega a por até 12 ovos, o avestruz nasce depois de aproximadamente 43 dias, às vezes leva até 2 dias pra sair do ovo. 





Ass: Henrique Passos Godarth  17/02/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário