quarta-feira, 22 de maio de 2013

Que Lindo este Tigre


Os 5 Grandes da África 
  
   O elefante, o rinoceronte, o búfalo, o leão e o leopardo, são “Os 5 Grandes da África”. Certamente, são chamados assim por serem os “grandões” da África, mas cada um em sua categoria.   
 
   O primeiro é o elefante, o maior dentre eles.  Um adulto, pode pesar desde 3 toneladas, até 7 ou 8 toneladas, e ter mais de 4 metros de altura.  Quando o filhote nasce, já chega pesando mais que um humano, 100 Kg. Por isso, necessitam de muita comida, como capim e folhas de acácia. 
  
   Em segundo lugar, vem o rinoceronte, com um armamento forte.  Um adulto geralmente pesa 3 toneladas, e sobre as 4 patas, pode ser do tamanho de um homem. Embora bem pesado, ele consegue correr bem rápido, tanto quanto um cavalo.  
 
   Logo em terceiro, o búfalo, o maior bovídeo africano. Geralmente pesa entre 800 e 1000 kg. Com muitos músculos, e grandes chifres, seus únicos inimigos são os leões e os homens.   
 
Em seguida, vem o leão. O maior felino da África, mas o segundo maior do m
undo. É o “rei da selva”, e o único felino que vive e caça em grupo. Um macho adulto geralmente pesa 200 Kg, de altura, sobre as quatro patas, mede cerca de 130 cm.  
   
Em ultimo, o leopardo. O mais furtivo e esguio dentre eles. É o melhor escalador, e o menor dos “ 5 Grandes da África”. Pesando menos de 100 Kg, ele ainda é bem forte. 
 
   Ass: Henrique Passos Godarth  





domingo, 5 de maio de 2013


Leopardo VS Onça-Pintada

    Quem Vence a Luta?
                                    

 
 A onça-pintada e o leopardo são da família dos felinos, eles são bem parecidos, mas se você leu o texto que os diferencia (Felinos Parecidos), você sabe a diferença. E no combate, quem ganha? Vamos analisar as técnicas.
A seguir, o que vamos ver sobre a onça-pintada e o leopardo. 

A Força
A Agilidade  
A Inteligência
A Defesa
     
   
      Força Bruta:
      O leopardo, por ser menor e mais leve que a onça-pintada, leva um pouco de desvantagem neste sentido. Mesmo assim, o leopardo é forte nos braços e nas pernas, pois ele escala bastante, e é preciso muita força para conseguir levar presas para cima das árvores. Sua boca é muito musculosa, pois é com a boca que ele leva as presas para a copa das árvores, mas isso só é possível graças aos músculos de seus braços e pernas.   
 



       A onça-pintada é maior e mais pesada, isso dá a ela mais força. Mas não é só por esse motivo que ela é mais forte. Como é um felino que gosta de água, ela nada bastante. Muitas vezes, ela até caça jacarés na água. Para isso, ela precisa ser bem forte nos braços e nas pernas, para nadar bem rápido. Depois de localizar o jacaré, a onça nada na direção dele e da uma mordida na sua nuca, para lhe dar a morte. Assim com o leopardo, a onça-pintada tem a mordida bem forte, e grandes músculos em volta, mas sua mordida é mais forte que a do leopardo.  


   

Agilidade:
O leopardo é mais rápido que a onça-pintada, então, na velocidade o leopardo ganha. Ele é mais leve, porém menor. Seu corpo foi feito para escalar, então, seu corpo se tornou mais leve para ajudá-lo. Mesmo o leopardo sendo menor  ganha, pois não tem a barriga grande da onça-pintada, e isso torna as pernas e os braços mais longos. 
 
A onça-pintada é maior, no entanto, é mais pesada, isso a atrapalha. Se ela fosse grande e magra, ela seria mais rápida, mas ela não é magra. Tem braços e pernas pesados, pois são inteiros de músculos. A onça pode ser mais forte, mas é mais lenta. E no final do texto vamos ver como a agilidade ajuda.   
   
Inteligência:  
Na inteligência, não sabemos muito bem qual é mais inteligente que o outro. Vamos ver como ambos se comportam na caçada:
Para caçar, o leopardo rasteja pelo capim alto, para que a presa não o veja. Logo em seguida, corre em alta velocidade na direção da presa, depois da um salto e agarra o pescoço da vitima. Outra técnica que ele usa para caçar é a de subir numa árvore alta, e quando sua presa passar perto da árvore, ele salta lá de cima, para matá-la.  


Pela vegetação alta da Amazônia, a onça-pintada se esconde bem, e na maioria das vezes embosca a presa. Para pegar a presa na água, ela também deve emboscar, pois as presas podem nadar tão bem quanto ela.  
 
Depois que o leopardo mata a presa, ele a leva para a copa das árvores, e a devora lá, se ele estiver “cheio”, ele deixa a presa no alto das árvores, e volta outra hora para comer. 

Já a onça-pintada, ela deixa a presa no chão e a come ali mesmo, depois enterra a presa com mato e terra, para esconder o cheiro.
  
Os dois usam técnicas diferentes, mas são inteligentes.   

Defesa: 

Ambos têm a pele grossa e dura, que garras e outras coisas afiadas penetram-se com dificuldade. 
Na defesa, a onça-pintada colocaria os braços na frente, por ser mais forte e duro, é uma ótima defesa
  
O leopardo por outro lado, vira de barriga para cima, pois nessa posição ele se sente favorecido.  
Provavelmente, o leopardo por ser mais fraco e a onça-pintada mais forte, ela destruiria a defesa do leopardo. 
  


A Luta:

Eles nunca se encontrariam na Natureza, então, se fossem postos numa jaula, a luta seria possível.

Pela onça-pintada ser maior que o leopardo, ela o intimidaria, e ele ficaria no canto. Depois, a onça-pintada correria na direção do leopardo, e ele se deitaria de barriga pra cima, iriam começar a se arranhar e a se morder. Nesta hora, a onça levaria vantagem, mas a agilidade do leopardo poderia tira-lo debaixo da onça-pintada, ou bater nela com seus rápidos braços, e a luta continuaria por mais tempo.  

Conclusão:

A onça-pintada ganharia a luta. E muitas vezes a luta levaria a morte de algum deles. Na natureza nunca se encontrariam, somente o homem poderia provocar isso, levando-os para zoológicos e jaulas para provocar essa terrível luta.     
Quem você achava que ganharia a luta? Você concorda com esse texto? Deixe seus comentários. Obrigado!!!!!



Ass: Henrique Passos Godarth  04/05/2013



quarta-feira, 1 de maio de 2013

O Lobo-Guará


Lobo-Guará
   O lobo-guará pertence à família dos canídeos, onde também estão os lobos, coiotes, cães e outros. Ele é um animal carnívoro, que se alimenta principalmente de pequenos roedores, aves, e alguns cervos.   
                                         
Os lobos-guarás não vivem em bando, são solitários e não têm um lar permanente.  Eles vivem a procura de tocas, animais e um bom território.  Eles vivem em tocas, que eles podem ter feito, ou achado uma abandonada. 
                                       
O lobo-guará, é o maior canídeo da América do Sul, possui pernas longas e uma espinha dorsal bem flexível. Seu faro apurado também é muito importante. Todas essas características, o ajudam a caçar, na hora de pular sobre a presa, correr e localiza-la.   
 
O acasalamento ocorre em abril e maio, o tempo em que o macho e a fêmea andam juntos. A gestação geralmente dura de 60 a 65 dias, e podem nascer de 1 a 3 filhotes.  Eles nascem cinza escuro, e ficam em tocas debaixo da terra. Eles mamam até os 2 meses, depois disso os pais caçam e regurgitam o alimento. Essa parceria entre pai e mãe ocorre até os 4 meses, depois que eles já estão maiores, o pai vê que a mãe consegue dar conta do filhote e ele vai embora. Com mais de 5 meses eles são ensinados a caçar. 
 ´ 
    Eles vivem até os 15 anos, e pesam em média 30 kg. Eles vivem principalmente no Brasil, em ambientes como a Amazônia, cerrado e a Mata-Atlântica. Devida à intensa destruição de seu habitat, o lobo-guará esta em risco de extinção. 
  
 

 Ass: Henrique Passos Godarth 01/05/2013